Como Ampliar o Alcance da Sua Marca Através da Comunicação Digital
Muitas marcas enfrentam dificuldades para construir uma presença online eficaz e, com isso, potenciar os seus resultados. As causas prendem-se, inúmeras vezes, com a ausência de um departamento de comunicação dedicado, com as plataformas que escolhem – ou não – para os seus perfis de negócio e com a incerteza da efetividade de um plano de comunicação. Neste artigo, vamos explorar como a comunicação digital pode alavancar a visibilidade de uma marca e como pode uma agência de comunicação desempenhar um papel estratégico nesse processo.
O Que é a Comunicação Digital?
A comunicação digital vai além da (simples) presença nas redes sociais. Consiste na integração de diversos canais, numa perspetiva multiplataforma, a fim de criar conexões – e relações de proximidade – com um público-alvo.
Alguns elementos essenciais da comunicação digital incluem:
Content Marketing: Criar conteúdos úteis e informativos para interagir com a comunidade.
Search Engine Optimisation: Aumentar a possibilidade dos motores de busca sugerirem o seu conteúdo nas pesquisas, utilizando eficazmente palavras-chave relevantes para o seu negócio.
Paid & Organic Media: Combinar publicidade paga (conteúdos promovidos) e tráfego orgânico para aumentar os resultados.
Imaginemos que uma empresa produtora de artigos em ferro e inox cria um blog para contextualizar a utilização dos seus produtos. Com a publicação de artigos otimizados para SEO, o site terá a capacidade de atrair arquitetos e designers que procuram produtos para projetos de construção – ou reconstrução – imobiliária.
Como Construir Uma Presença Digital Forte
1. Criação de Conteúdo
A base de qualquer estratégia de comunicação digital é o conteúdo de qualidade. Para isso, deve-se:
Identificar as necessidades do público-alvo: Quais são as perguntas mais frequentes e quais são os interesses do seu público? Ferramentas como o Google Trends ou o Ahrefs ajudam a descobrir tópicos relevantes.
Utilizar a Multimedia: Produzir textos, vídeos e podcasts que vão de encontro às diversas preferências de consumo. Um reel para as redes sociais ou um short para o Youtube pode complementar um artigo publicado no blog.
Um negócio de tosquias de cães pode criar vídeos educativos sobre cuidados a ter com o pêlo dos animais ou dicas para identificar problemas com a pele dos patudos. Estes vídeos, quando partilhados no Instagram e no YouTube, ajudam a atrair novos clientes enquanto aumentam a credibilidade junto dos clientes atuais, uma vez que passam a identificar a marca como uma aliada nos cuidados de saúde dos seus animais de estimação.
2. Interação nas Redes Sociais
As redes sociais são veículos importantes para cimentar a relação com o público e potenciar o brand awareness da marca. Estratégias eficientes incluem:
Planeamento de Conteúdo: Criar um calendário editorial com temas relevantes para o seu público-alvo.
Posts Interativos: Utilizar inquéritos, sondagens e quizzes para incentivar a participação dos utilizadores. Além de aumentar a interação com a página, também providencia dados que revelam as preferências do seu público.
Data Analytics: Atualmente, todas as redes sociais permitem monitorizar as interações e ajustar a estratégia conforme necessário. Assim, é possível analisar o alcance do perfil e as conversões, a fim de identificar – e replicar – aquilo que está a ser bem-sucedido.
Uma produtora de vinhos pode publicar um desafio no Instagram e pedir que os seus seguidores mostrem como utilizam os vinhos em celebrações ou como harmonizam certos pratos. As melhores imagens podem ser partilhadas no perfil da marca, potenciando o alcance, e destacando a qualidade e a tradição dos seus produtos vinícolas.
3. Estratégias de Email Marketing
O email marketing continua a ser uma das ferramentas mais poderosas no mundo do marketing digital. Para aumentar a eficácia deste processo, deve:
Segmentar os seus contactos: estes podem ser agrupados por volume de compras, localização ou interesse. Enviar ofertas exclusivas para diferentes segmentos aumenta a probabilidade de conversão.
Automatizar as campanhas: ferramentas como o Mailchimp permitem enviar emails personalizados e baseados no histórico de compras do cliente.
Uma drogaria pode enviar emails devidamente personalizados e com ofertas específicas, como promoções relacionadas com materiais de construção para empresas que são clientes habituais. Além disso, pode incluir sugestões de maquinaria com preços atrativos, fortalecendo a relação com o público e fidelizando-o.
4. Implementar técnicas de SEO e de SEM
Uma presença digital forte está diretamente relacionada com a visibilidade nos motores de busca. Enquanto o SEO (Search Engine Optimisation) melhora o alcance a longo prazo, e de forma orgânica, o SEM (Search Engine Marketing) procura resultados mais rápidos através de publicidade e/ou anúncios pagos (paid ads).
A empresa produtora de artigos em ferro e inox de um dos exemplos anteriores pode criar uma campanha de Google Ads para promover novos produtos ou serviços. Simultaneamente, pode publicar conteúdos otimizados para SEO que detalhem a durabilidade e a estética dos materiais utilizados. Assim, os paid ads geram leads imediatos, enquanto os conteúdos sustentam o tráfego orgânico a longo prazo.
O Papel da Huntermedia no Desenvolvimento da Sua Comunicação Digital
Atuando como uma agência de comunicação especializada, dispomos do conhecimento para auxiliar na escolha das soluções mais indicadas para a sua marca e da experiência para executar de forma eficiente.
Pretende Reformular a Forma Como Comunica?
De que forma podemos ajudar? Fale connosco. Crescemos consigo!