Como Ampliar o Alcance da Sua Marca Através da Comunicação Digital


O Que é a Comunicação Digital?

  • Content Marketing: Criar conteúdos úteis e informativos para interagir com a comunidade.
  • Search Engine Optimisation: Aumentar a possibilidade dos motores de busca sugerirem o seu conteúdo nas pesquisas, utilizando eficazmente palavras-chave relevantes para o seu negócio.
  • Paid & Organic Media: Combinar publicidade paga (conteúdos promovidos) e tráfego orgânico para aumentar os resultados.

Imaginemos que uma empresa produtora de artigos em ferro e inox cria um blog para contextualizar a utilização dos seus produtos. Com a publicação de artigos otimizados para SEO, o site terá a capacidade de atrair arquitetos e designers que procuram produtos para projetos de construção – ou reconstrução – imobiliária.

Como Construir Uma Presença Digital Forte

1. Criação de Conteúdo

  • Identificar as necessidades do público-alvo: Quais são as perguntas mais frequentes e quais são os interesses do seu público? Ferramentas como o Google Trends ou o Ahrefs ajudam a descobrir tópicos relevantes.
  • Utilizar a Multimedia: Produzir textos, vídeos e podcasts que vão de encontro às diversas preferências de consumo. Um reel para as redes sociais ou um short para o Youtube pode complementar um artigo publicado no blog.

Um negócio de tosquias de cães pode criar vídeos educativos sobre cuidados a ter com o pêlo dos animais ou dicas para identificar problemas com a pele dos patudos. Estes vídeos, quando partilhados no Instagram e no YouTube, ajudam a atrair novos clientes enquanto aumentam a credibilidade junto dos clientes atuais, uma vez que passam a identificar a marca como uma aliada nos cuidados de saúde dos seus animais de estimação.

2. Interação nas Redes Sociais

  • Planeamento de Conteúdo: Criar um calendário editorial com temas relevantes para o seu público-alvo.
  • Posts Interativos: Utilizar inquéritos, sondagens e quizzes para incentivar a participação dos utilizadores. Além de aumentar a interação com a página, também providencia dados que revelam as preferências do seu público.
  • Data Analytics: Atualmente, todas as redes sociais permitem monitorizar as interações e ajustar a estratégia conforme necessário. Assim, é possível analisar o alcance do perfil e as conversões, a fim de identificar – e replicar – aquilo que está a ser bem-sucedido.

Uma produtora de vinhos pode publicar um desafio no Instagram e pedir que os seus seguidores mostrem como utilizam os vinhos em celebrações ou como harmonizam certos pratos. As melhores imagens podem ser partilhadas no perfil da marca, potenciando o alcance, e destacando a qualidade e a tradição dos seus produtos vinícolas.

3. Estratégias de Email Marketing

  • Segmentar os seus contactos: estes podem ser agrupados por volume de compras, localização ou interesse. Enviar ofertas exclusivas para diferentes segmentos aumenta a probabilidade de conversão.
  • Automatizar as campanhas: ferramentas como o Mailchimp permitem enviar emails personalizados e baseados no histórico de compras do cliente.

Uma drogaria pode enviar emails devidamente personalizados e com ofertas específicas, como promoções relacionadas com materiais de construção para empresas que são clientes habituais. Além disso, pode incluir sugestões de maquinaria com preços atrativos, fortalecendo a relação com o público e fidelizando-o.

4. Implementar técnicas de SEO e de SEM

A empresa produtora de artigos em ferro e inox de um dos exemplos anteriores pode criar uma campanha de Google Ads para promover novos produtos ou serviços. Simultaneamente, pode publicar conteúdos otimizados para SEO que detalhem a durabilidade e a estética dos materiais utilizados. Assim, os paid ads geram leads imediatos, enquanto os conteúdos sustentam o tráfego orgânico a longo prazo.

O Papel da Huntermedia no Desenvolvimento da Sua Comunicação Digital


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